quinta-feira, 30 de agosto de 2012

atividade em sala de aula -projeto Mec -Proinfo

Disponibilizo projeto realizado sobre reciclagem, sustentabilidade em sala de aula com alunos do noturno -ensino médio.



Atividade desenvolvida na EE Professor Ascendino Reis
Professora Responsável – Márcia Amélia Vianna
Projeto: Importância da Reciclagem.

Atividade desenvolvida com os 3º Anos do Ensino Médio Noturno
Projeto: Importância da Reciclagem
Período – Segundo Bimestre (Maio e Junho)
Número de aulas – 8
Objetivo: Incentivar e Conscientizar para a Importância da Reciclagem em todos os aspectos: Naturais, Sociais e Econômicos.
Objetivos Específicos: Reciclar para Economizar e resgatar pessoas
Locais Utilizados – Sala de Projeção, Sala do Acessa Escola, Auditório.
1ª Etapa – Sala do Acessa Escola
1º Passo – Pesquisar o que é reciclagem? O que se pode reciclar? Como deve ser feita essa Reciclagem? Qual a importância das Cooperativas e a função de catadores e recicladores? Resgate social?
Pesquisa feita na Wikipédia e através de sites de busca como o Google entre outros.
2º Passo – A partir da pesquisa em grupos de cinco alunos, criar um texto coletivo (hipertexto) referenciando sites, links, vocabulários, buscando fontes referenciais e ao mesmo tempo colocando opiniões e conceitos do próprio grupo.
3º Passo – Buscar na internet Charges que possam ilustrar o Hipertexto.
4º Passo – Buscar vídeos que estejam afinados com a proposta de sustentabilidade e reciclagem.
2ª Etapa – Sala de Projeção
Apresentação dos grupos aos colegas em auditório utilizando a mídia, através de Power Point e a conclusão do Trabalho. Perceber a similaridade entre os trabalhos e compor novos grupos de 10 alunos.
3
 ª Etapa – Sala do Acessa Escola
 Com o término das pesquisas e apresentação, buscar noticiários que estejam em consonância com os temas apresentados.
Fazer um Portfólio da Classe ou um blog para a Troca de Experiências.
Escolher uma mídia para apresentação de Noticias, Charges, criando um espaço no blog chamado Fórum – onde a participação é avaliativa.
Criar ainda na sala do acessa escola – a forma de apresentação.
4ª Etapa – Apresentação Final na Sala de Projeção.
5ª Etapa - Debate
 A partir das apresentações – abrir um espaço para Debate local e que se estenderá ao Blog.
Relato
A experiência foi bastante gratificante, percebi a atuação intensa e interação entre os alunos. Também observei o interesse em pesquisar e participar na colaboração do texto coletivo. Os alunos buscaram novas e diferentes formas para apresentação. Alguns Grupos utilizaram Paint, PowerPoint e Movie-Maker. Além disso, criaram um book eletrônico com fotos de várias cooperativas e pequenos vídeos das ONGs.
Também partiu deles, a ideia aproveitada como Portfólio ou blog, onde a participação e interação entre os grupos e de forma individual foi bastante intensa. ir a aprendizagem significativa de forma contextualizada e com novas e atuais ferramentas
Creio que além dos objetivos geral e específico atingi a grata satisfação de descobrir competências, desenvolver habilidades e atingir a aprendizagem significativa de forma contextualizada e com novas e atuais ferramentas.






Nenhum comentário:

Postar um comentário