Novas
Formas de Aprendizagem e Novos Espaços onde ela acontece
Precisamos enquanto educadores, de uma constante atualização e otimização em
relação às informações adquiridas e usadas em
determinado tempo. Atualizar, otimizar, transformar e saber usar. Aprender a
conviver com a velocidade que as informações chegam no nosso cotidiano, selecionando as
necessárias e mantendo o foco. Os grandes desafios que vemos como educadoras é
o de converter essas informações em conhecimentos e fazer os alunos
compreenderem a utilização correta das novas ferramentas tecnológicas e
manuseá-las.
A escola de antes dominava o
conhecimento e tinha o poder de transferi-lo ao aluno. Hoje esse conhecimento é
transmitido por várias fontes, temos um mundo aprendente. Precisamos
compreender a nova função da instituição
escolar no que se refere a ajudar o aluno a construir o seu ponto de vista. Para que o aluno possa desenvolver
seu ponto de vista, o educador deve se preparar para essa nova forma de
ambiente aprendizagem. Cabe as secretarias de ensino oportunizar capacitações e
instrumentalizar as escolas com as novas ferramentas.
Assim
o educador poderá transformar suas práticas docentes, contribuindo para que o
aluno possa apossar-se das informações, interpretá-las, compreendê-las,
analisá-las e socializar esses novos conhecimentos. Só assim poderemos ter uma
democratização do ensino e do conhecimento, possibilitando um acesso
igualitário para que o futuro cidadão
tenha condições de competir na sociedade de forma justa.
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