Atividade
4.3
MÍDIA-EDUCAÇÃO
NO CONTEXTO ESCOLAR: MAPEAMENTO CRÍTICO
DOS
TRABALHOS REALIZADOS NAS ESCOLAS DE ENSINO
FUNDAMENTAL EM FLORIANÓPOLIS
Uma coisa que me chamou
atenção é que as novas mídias mudam o próprio ser humano, assim como as
tecnologias mudam a vida das pessoas. E mudam mesmo, pois se olharmos os nossos
educandos eles não são mais como nós num passado bem próximo, onde recebíamos pacificamente
os conhecimentos. Hoje o aluno é mais interativo e isso faz com que eles se
tornem também mais irrequietos, e até indisciplinados. As mídias trazem como
instrumento ao professor aulas mais dinâmicas mais inovadoras.
Achei também bastante interessante
a questão de que hoje a grande maioria das famílias está de alguma forma
envolvidas com essas tecnologias e penso que a escola não pode ficar de fora.
Já que falamos tanto em aprendizagem significativa, ela tem que estar no
contexto do aluno, senão corremos o risco de ter aulas desinteressantes que
propiciam a indisciplina, o uso dos celulares, dos MPs, toda parafernália que
está nas mãos e no cotidiano do aluno. Então porque não usar isto a favor da
aprendizagem de forma planejada e organizada. Penso que obteríamos mais sucesso
com as nossas propostas educacionais. Um grande exemplo é o próprio Youtube do
qual o próprio texto menciona e nossos alunos adoram postar.
Porém existem outros lados que
são a falta de infraestrutura da escola como no caso de Florianópolis que
possuem computadores em sua maioria quebrados, falta de acesso à internet, ou
ainda quando tem é bem Lenta, observando isto me reporto as Escolas de São
Paulo, que nestes dados infelizmente ruins encontra-se maioria. Aqui também o
uso é limitado devido a falta de recursos. Se queremos uma educação melhor
temos que unir forças professores , educandos e suas famílias, enfim a
comunidade escolar e exigir dos governos, inclusive em anos eleitorais como
este, em prol de uma educação mais eficiente, contextualizada e com recursos
tecnológicos ao nosso dispor.
Uma coisa que me chamou
atenção é que as novas mídias mudam o próprio ser humano, assim como as
tecnologias mudam a vida das pessoas. E mudam mesmo, pois se olharmos os nossos
educandos eles não são mais como nós num passado bem próximo, onde recebíamos pacificamente
os conhecimentos. Hoje o aluno é mais interativo e isso faz com que eles se
tornem também mais irrequietos, e até indisciplinados. As mídias trazem como
instrumento ao professor aulas mais dinâmicas mais inovadoras.
Achei também bastante interessante
a questão de que hoje a grande maioria das famílias está de alguma forma
envolvidas com essas tecnologias e penso que a escola não pode ficar de fora.
Já que falamos tanto em aprendizagem significativa, ela tem que estar no
contexto do aluno, senão corremos o risco de ter aulas desinteressantes que
propiciam a indisciplina, o uso dos celulares, dos MPs, toda parafernália que
está nas mãos e no cotidiano do aluno. Então porque não usar isto a favor da
aprendizagem de forma planejada e organizada. Penso que obteríamos mais sucesso
com as nossas propostas educacionais. Um grande exemplo é o próprio Youtube do
qual o próprio texto menciona e nossos alunos adoram postar.
Porém existem outros lados que
são a falta de infraestrutura da escola como no caso de Florianópolis que
possuem computadores em sua maioria quebrados, falta de acesso à internet, ou
ainda quando tem é bem Lenta, observando isto me reporto as Escolas de São
Paulo, que nestes dados infelizmente ruins encontra-se maioria. Aqui também o
uso é limitado devido a falta de recursos. Se queremos uma educação melhor
temos que unir forças professores , educandos e suas famílias, enfim a
comunidade escolar e exigir dos governos, inclusive em anos eleitorais como
este, em prol de uma educação mais eficiente, contextualizada e com recursos
tecnológicos ao nosso dispor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário