sábado, 15 de setembro de 2012

Atividade 4.3 MÍDIA-EDUCAÇÃO NO CONTEXTO ESCOLAR: MAPEAMENTO CRÍTICO DOS TRABALHOS REALIZADOS NAS ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL EM FLORIANÓPOLIS Uma coisa que me chamou atenção é que as novas mídias mudam o próprio ser humano, assim como as tecnologias mudam a vida das pessoas. E mudam mesmo, pois se olharmos os nossos educandos eles não são mais como nós num passado bem próximo, onde recebíamos pacificamente os conhecimentos. Hoje o aluno é mais interativo e isso faz com que eles se tornem também mais irrequietos, e até indisciplinados. As mídias trazem como instrumento ao professor aulas mais dinâmicas mais inovadoras. Achei também bastante interessante a questão de que hoje a grande maioria das famílias está de alguma forma envolvidas com essas tecnologias e penso que a escola não pode ficar de fora. Já que falamos tanto em aprendizagem significativa, ela tem que estar no contexto do aluno, senão corremos o risco de ter aulas desinteressantes que propiciam a indisciplina, o uso dos celulares, dos MPs, toda parafernália que está nas mãos e no cotidiano do aluno. Então porque não usar isto a favor da aprendizagem de forma planejada e organizada. Penso que obteríamos mais sucesso com as nossas propostas educacionais. Um grande exemplo é o próprio Youtube do qual o próprio texto menciona e nossos alunos adoram postar. Porém existem outros lados que são a falta de infraestrutura da escola como no caso de Florianópolis que possuem computadores em sua maioria quebrados, falta de acesso à internet, ou ainda quando tem é bem Lenta, observando isto me reporto as Escolas de São Paulo, que nestes dados infelizmente ruins encontra-se maioria. Aqui também o uso é limitado devido a falta de recursos. Se queremos uma educação melhor temos que unir forças professores , educandos e suas famílias, enfim a comunidade escolar e exigir dos governos, inclusive em anos eleitorais como este, em prol de uma educação mais eficiente, contextualizada e com recursos tecnológicos ao nosso dispor.


Atividade 4.3
MÍDIA-EDUCAÇÃO NO CONTEXTO ESCOLAR: MAPEAMENTO CRÍTICO
DOS TRABALHOS REALIZADOS NAS ESCOLAS DE ENSINO
FUNDAMENTAL EM FLORIANÓPOLIS
Uma coisa que me chamou atenção é que as novas mídias mudam o próprio ser humano, assim como as tecnologias mudam a vida das pessoas. E mudam mesmo, pois se olharmos os nossos educandos eles não são mais como nós num passado bem próximo, onde recebíamos pacificamente os conhecimentos. Hoje o aluno é mais interativo e isso faz com que eles se tornem também mais irrequietos, e até indisciplinados. As mídias trazem como instrumento ao professor aulas mais dinâmicas mais inovadoras.
Achei também bastante interessante a questão de que hoje a grande maioria das famílias está de alguma forma envolvidas com essas tecnologias e penso que a escola não pode ficar de fora. Já que falamos tanto em aprendizagem significativa, ela tem que estar no contexto do aluno, senão corremos o risco de ter aulas desinteressantes que propiciam a indisciplina, o uso dos celulares, dos MPs, toda parafernália que está nas mãos e no cotidiano do aluno. Então porque não usar isto a favor da aprendizagem de forma planejada e organizada. Penso que obteríamos mais sucesso com as nossas propostas educacionais. Um grande exemplo é o próprio Youtube do qual o próprio texto menciona e nossos alunos adoram postar.
Porém existem outros lados que são a falta de infraestrutura da escola como no caso de Florianópolis que possuem computadores em sua maioria quebrados, falta de acesso à internet, ou ainda quando tem é bem Lenta, observando isto me reporto as Escolas de São Paulo, que nestes dados infelizmente ruins encontra-se maioria. Aqui também o uso é limitado devido a falta de recursos. Se queremos uma educação melhor temos que unir forças professores , educandos e suas famílias, enfim a comunidade escolar e exigir dos governos, inclusive em anos eleitorais como este, em prol de uma educação mais eficiente, contextualizada e com recursos tecnológicos ao nosso dispor.

Uma coisa que me chamou atenção é que as novas mídias mudam o próprio ser humano, assim como as tecnologias mudam a vida das pessoas. E mudam mesmo, pois se olharmos os nossos educandos eles não são mais como nós num passado bem próximo, onde recebíamos pacificamente os conhecimentos. Hoje o aluno é mais interativo e isso faz com que eles se tornem também mais irrequietos, e até indisciplinados. As mídias trazem como instrumento ao professor aulas mais dinâmicas mais inovadoras.
Achei também bastante interessante a questão de que hoje a grande maioria das famílias está de alguma forma envolvidas com essas tecnologias e penso que a escola não pode ficar de fora. Já que falamos tanto em aprendizagem significativa, ela tem que estar no contexto do aluno, senão corremos o risco de ter aulas desinteressantes que propiciam a indisciplina, o uso dos celulares, dos MPs, toda parafernália que está nas mãos e no cotidiano do aluno. Então porque não usar isto a favor da aprendizagem de forma planejada e organizada. Penso que obteríamos mais sucesso com as nossas propostas educacionais. Um grande exemplo é o próprio Youtube do qual o próprio texto menciona e nossos alunos adoram postar.
Porém existem outros lados que são a falta de infraestrutura da escola como no caso de Florianópolis que possuem computadores em sua maioria quebrados, falta de acesso à internet, ou ainda quando tem é bem Lenta, observando isto me reporto as Escolas de São Paulo, que nestes dados infelizmente ruins encontra-se maioria. Aqui também o uso é limitado devido a falta de recursos. Se queremos uma educação melhor temos que unir forças professores , educandos e suas famílias, enfim a comunidade escolar e exigir dos governos, inclusive em anos eleitorais como este, em prol de uma educação mais eficiente, contextualizada e com recursos tecnológicos ao nosso dispor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário